sábado, 13 de setembro de 2008

O Julgamento de Nuremberg

O Julgamento de Nuremberg é a refilmagem do clássico de mesmo título produzido em 1961, cuja refilmagem traz Alec Baldwin, Cristopher Plummer, Max von Sydow, dentre outros.

Como o título sugere, trata-se de uma obra que procura retratar fielmente o drama dos Países Aliados ao fim da guerra: o que fazer com os oficiais nazistas? Ir a julgamento parece o mais óbvio e fácil, no entanto sabemos o quão complicada é a política internacional; foi um tanto difícil arranjar acusações plausíveis contra os líderes em questão, já que nunca antes alguém havia sido acusado por crimes de guerra.

O filme é realista e cru ao reproduzir ipsis litris todos os argumentos da promotoria e dos réus, o que choca pela crueldade e pela sinceridade convicta de muitos dos oficiais. Dentre depoimentos de sobreviventes, filmes verdadeiros mostrando o horror dos campos de concentração, a inabalável palavra dos alemães acusados, a teorização filosófica sobre a imortalidade de um ideal, a obra cinematográfica caminha entre um dos mais obscuros episódios da História.

Mais insano do que aquela parcela de pessoas que ainda acredita o Holocausto nunca ter de fato existido, é alguém nunca ter ouvido falar nele (na minha sala de aula, duas pessoas descobriram no mesmo dia - em intervalo de tempo curto - o que foi), uma 'medida preventiva', que punia antecipadamente os crimes que viriam a ser cometidos por judeus. Um oficial julgado, responsável pelo famoso campo de Auschwitz, afirmou terem morrido em sua mão 2,5 milhões de judeus, numa média de 90 mil por dia.

Um dos acusados, já ao final do julgamento, pronunciou o seguinte, sobre o tamanho sucesso de Hitler em sua busca utópica e doente rumo à sociedade perfeita:

"Quanto mais o mundo tiver tecnologia, mais a liberdade individual e a independência da humanidade se tornam essenciais". Com essas sábias palavras, o líder nazista reconhece as barbáries e pede que os demais, assim como ele, sejam punidos por esse mal que, direta e indiretamente, proporcionaram evoluções macabras aos meios de destruição e aniquilamento.

Nenhum comentário: