sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cat on a Hot Tin Roof

Eis um filme que merece uma atenção especial. Gata em Teto de Zinco Quente é um filme de 1958, que reuniu grandes nomes do cinema e da dramturgia numa obra com indicações ao Oscar e sucesso de bilheteria na época.
A belissima história nos conta a saga de Brick e Maggie, um casal que enfrenta enormes dificuldades no trato entre si. Como pano de fundo, temos a convalescença de Big Daddy, pai de Brick e milionário, dono de infintas terras. Sua recuperação de uma doença no fígado suscita dúvidas: será mesmo que sua melhora foi total? Enquanto permanece essa dúvida, familiares aproveitam a situação para preparar estratégias e se apoderarem da herança.
O clima de desconfiança e falsidade é o tema central dessa peça magnífica de Tennessee Williams, adaptada fielmente para o cinema. A obra, que apresentou traços inovadores no trato de personagens, da trama em si e nos detalhes, resultou num enredo truncado e cheio de sensualidade. Um ponto interessante da trama é a maneira como aos poucos vamos descobrindo os motivos do rancor entre Brick e sua esposa; a razão para isso não é apresentada diretamente, mas aos poucos, em nuances, deixando a cargo do telespectador ir guardando as informações aos poucos apresentadas e ir assimilando características dos personagens.
Vemos aqui a solidão, a culpa, o desafeto, o interesse e claro, a falsidade, mencionada explicitamente ao longo do filme. Uma história familiar que está longe de ser óbvia, clichê ou aborrecida.

O longa é uma excelente mostra do que o cinema norte-americano, outrora, fora capaz de produzir. Alinhando o cinema de qualidade da década de 50 e a dramaturgia impecável de Williams, vemos aqui um excelente resultado, que acaba por nos levar àquela triste constatação de que, de fato, não se fazem mais filmes americanos como antigamente.
O sempre elegante, lindo e marcante Paul Newman e a invariavelmente gloriosa e inesquecível Liz Taylor interpretam o complicado casal que, apesar de circustâncias trágicas do passado que atormentam o presente, a culpa que um atribuí ao outro e ao cenário de hipocrisia que a familia proporciona, amam a si e hão de enfentar as difculdades e fantasmas antigos.
Simplesmente inesquecível.

Nenhum comentário: