sábado, 26 de julho de 2008

Um grande cineasta de nosso tempo




Começarei esse blog fazendo um breve comentário sobre a dedicação que o Telecine Cult fez a um dos maiores diretores do nosso tempo (muito provavelmente junto de Allen e Lynch), Pedro Almodóvar.

Felizmente, o canal deu ênfase aos filmes mais antigos do artista, no início de sua fulguraz carreira que viria a revolucionar a maneira como se trata temas polêmicos e obscuros, lançando mão de muitas cores, diálogos muito rápidos e finais repentinos. Não à toa, o nome da semana de exibição (que caso alguém queira aproveitar, vai até domingo) chama-se "Cores de Almodóvar", referência óbvia a esse que é um de seus traços mais marcantes.


Os filmes exibidos (e que ainda virão) foram Maus Hábitos, Que fiz eu para merecer isto?, A Lei do Desejo, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Kika, A Flor do Meu Segredo e Volver.


Almodóvar tornou-se mundialmente conhecido de fato a partir de Tudo Sobre Minha Mãe, um drama tocante mas que já marcava o início de sua fase num cinema mais dramático, fundamentado em tramas um pouco mais reais e mais expliciamente críticas. No entanto, passou a ter mais notabilidade com Mulheres à Beira.., que lançou-o ao estrelato.


Foi quando deixou de ser um diretor cult para ser cult..uado em diversos países (aliás, o grande erro dos cinéfilos é julgar os filmes como verdadeiramente bons se são de produções independentes ou dignamente alternativas, o que gera um preconceito perante filmes de grande marketing ou blockbusters; conceito extremamente preconceituoso e arrogante), tendo recebido atenção de jovens interessados por filmes europeus, crítica especializada e o grande público.


Pedro é um diretor conhecido por tratar de lances quase sempre presentes em seu filme. Em quase todas as produções há o uso abusivo de drogas, o transexualismo, assassinato, traição, homossexualismo, apresentações inspiradíssimas de música espanhola, por vezes pedofilia, ou até incesto. No entanto, a maneira como ele leva esses temas complicados é o que faz dele um cineasta iningualável; num tom sarcástico, natural, enganosamente leve e irônico.

Assumidamente influenciado pela obra de Nelson Rodrigues, Almodóvar conseguiu pegar a parte mais aproveitável do "grande" dramaturgo e usá-la em suas obras únicas.



Junto de Saura e Buñuel, os três formam a tríade do Cinema espanhol, com filmes clássicos e imperdíveis.


Por sua ousadia, sexualidade explícita, normalidade ao tratar de temas que tentamos ignorar ou esconder, profundo conhecimento do universo feminino, considero o cinema de Pedro Almodóvar uma verdadeira obra-de-arte, que deve ser apreciada aos poucos, devagar, com grandes motivos de reflexão (não aquela tortuosa, que precisamos virar o mundo para entender. O mais interessante é que às vezes o que está na tela é aquilo mesmo, sem sentidos subentendidos, e a tarefa é diferenciá-la claramente do que faz sentido e o que é, simplesmente, uma brincadeira) e várias críticas sociais.


Para quem não conhece muito de sua obra, recomendo como passo inicial Maus Hábitos, mesmo que de longe não seja sua melhor obra, sintetiza aquilo que ele aprimora e aprofunda em obras subsequentes. Quem diria, filmar uma história de freiras que injetam heroína e tomam LSD.. com normalidade.


E passem um pouco longe das obras mais recentes, exceto Volver. Como disse anteriormente, ele parece mais focado em tramas mais realistas, portanto o surrealismo de sua filmografia encontra-se na década de 80.






Divrtam-se!

3 comentários:

Julia disse...

Nemli.
Brincadeira! xD
Ficou foda o blog, quero créditos pelo nome.
E sabe, acho que o Almodóvar é, na verdade, um transexual, drogado, assassino, traidor eeeee a Carmen Maura.
É, eu sei, sou genial.

Julia disse...

Hey, outro filme que daria um ótimo post vai passar hoje no Telecine Cult às 23:55 - Waking Life, vale a pena assistir se der.
Fikdik ;)

Julia disse...

Nossa agora que eu me toquei da última parte do post. Poxa, para mim os melhores filmes dele são justamente os mais recentes. A partir de "Carne Trêmula", que é de 90, os filmes dele (para mim), ficaram mais "inteiros", sei lá, falta a palavra, mas acho melhores.

Ps: você já passou o link para mais alguém, porque eu já comentei 3 vezes no mesmo post e tô sozinha xD