sábado, 29 de novembro de 2008

Última Safra

Bom, faz quase um mês que já não posto por aqui..
Provas vieram nesse meio tempo, e também não tive muito estímulo para postar a respeito de algum filme e muito menos analisá-lo.
**
Bom, parece que uma excelente safra de filmes veio para fechar com chave de ouro o ano de 2008, que por mais que não tenha sido tão prolífico e intenso quanto 2007 no quesito Cinema, tenta lançar boas (e polêmicas) obras para deixar o caminho aberto para 2009.

A começar pela comédia dramática Queime Depois de Ler, de Joel & Etan Cohen, os dois irmãos cineastas que recentemente produziram o suspense No Country for Old Men (pessimamente traduzido para 'onde os fracos não têm vez') que saiu vitorioso no Oscar e não empolgou tanto assim a platéia por aqui. Traz figurinhas fáceis como Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich e Tilda Swinton.
Em seguida, temos o ótimo Rede de Mentiras, mais um lance de precisão do infalível Ridley Scott com seu favorito Russell Crowe e Leonardo DiCaprio numa trama longa, intensa e violenta sobre o terrorismo no Oriente Médio e Europa. Excelente, recomendo.
(pequena observação: como fã do diCaprio, acho legal ressaltar o quão sua figura se alterou à medida que fomos adentrando na década de 0; em início de carreira, ficou conhecido por interpretar personagens difíceis, sensíveis e complicados, como Romeu, Jack(Titanic), e em obras como Diário de um Adolescente e o que viria a ser o último nessa linha: A Praia. A partir de aí, depois de uma pequena brecha na carreira, aventurou-se em blockbusters que lhe exigem uma capacidade maior como ator, não tão profunda e expressiva, mas invariavelmente viril e durona, como provado em Os Infiltrados, Diamantes de Sangue e este recentíssimo Body of Lies. Vale perceber também o quanto o ator mudou em 11 anos; lembre de seu corpo magro, rosto delicado e cabelo escorrido em Titanic, e note o homem envelhecido, barbudo e forte dos filmes recentes - grande transformação).
Temos Vicky Cristina Barcelona, mais um do inesgotável Woody Allen que recém saiu de cartaz com O Sonho de Cassandra. Penélope, Javier e Scarlett atuam juntos num longa super original - como não poderia deixar de ser, vindo de quem veio -, tocante, sensível e suave.
A Duquesa traz Keira Knightley em mais um papel de época - que já se tornou comum em sua carreira.
Como sempre, não pode deixar de existir pelo menos uns dois filmes de suspense/terror que divirtam aqueles que realmente não têm tempo para ir ao cinema senão para um momento de rápida distração. Dessa vez, não temos monstros assustadores numa câmera amadora e trepidante como no recém Cloverfield, mas temos o original-mas-nem-tanto [REC], em que ooutra câmera não amadora (tipo aquelas de máquina digital) é colocada num ponto fixo e a trama toda rola em sua frente. A intenção com isso é tornar o filme o mais original possível - como se aquilo realmente tivesse acontecido e nada fora premeditado. Lembra o estilo de As Bruxas de Blair, mãe desse gênero do terror.
E temos a linda Liv Tyler num suspense muito elogiado pela crítica, Os Estranhos. Um casal é atormentado por três desconhecidos que sentem prazer em torturá-los por nada. O que parece mais do que batido ganha novo fôlego com elementos a serem conferidos por quem for assistir.
E claro! Como podemos esquecer de Daniel Craig em sua personificação polêmica de James Bond (brutamontes, nada classudo, loiro e baixo)? Quantum of Solace é mais um filme da série.

Cinema para todos os gostos, humores e intenções como há uns bons 6 meses já não se via. Aproveitem!

Nenhum comentário: